quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Faculdades de Direito das Américas, Europa, África e Ásia lançam liga global em São Paulo


Com objetivo de estimular ações conjuntas para a criação de cursos de verão, tribunais simulados, intercâmbios acadêmicos e uma agenda de pesquisas voltada à construção de modelos teóricos e práticos para o ensino do direito num ambiente globalizado, um grupo de faculdades de direito assinou ontem em São Paulo um acordo que cria a Liga Global de Escolas de Direito. A formação de advogados mais preparados para desafios globais em áreas como a de direito ambiental, penal, empresarial e de direitos humanos, e com capacidade de lidar com múltiplos ordenamentos jurídicos, constituiu o interesse compartilhado pelos participantes. 

Na ocasião, os participantes concordaram em redigir um estatuto para a rede, que será apresentado e discutido numa nova reunião em meados do ano na sede da Universidade de Tilburg, na Holanda. 

Ficou ainda estabelecido a organização de uma conferência anual em data próxima a um "curso de verão" oferecido a alunos das escolas participantes, a criação de um sítio eletrônico e a organização de comitês temáticos para formular atividades práticas, programas acadêmicos e livros didáticos. 

Para evitar excesso de membros ou a sua concentração em função da região de origem, serão ainda elaborados critérios restritivos para a incorporação de novos membros. A idéia é que somente poucas faculdades de cada parte do mundo componham a liga. 

Segue abaixo a lista das instituições representadas no evento. 


Membros da Law Schools Global League (LSGL)
EBS Law School
Alemanha
FGV-SP Direito GV
Brasil
Higher School od Economics Moscow
Rússia
IDC Radzyner
Israel
IE Law School
Espanha
Jindal Global Law School
Índia
McGill University
Canadá
Northwestern University
EUA
Universidad de Los Andes
Colômbia
Universidade Católica Portuguesa
Portugal
Universidade de Cape Town
África do Sul
Universidade de Nova York
EUA
Universidade de Pretoria
África do Sul
Universidade de Tilburg
Holanda
Universidade Nacional de Cingapura
Cingapura
University College London
Reino Unido

Nenhum comentário:

Postar um comentário